sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rotina do sono

Desde que nasceu, Ana Luiza nunca foi fácil de dormir a noite. Eu brinco dizendo que ela é assim, pois nasceu de madrugada. Mas mesmo antes de nascer, eu já percebia que ela não seria de dormir a noite facilmente, pois nos últimos meses de gravidez ela não me deixava dormir. Ela passava quase o dia inteiro quietinha na minha barriga e a noite começava a mexer sem parar. Só parava perto das cinco horas da manhã. E quando nasceu, não mudou nadinha! Passava o dia mais quietinha e a noite não queria dormir. Só ia dormir quando o dia estava clareando. Então criamos uma rotina do sono para ela, mas mesmo assim ela não é do tipo de bebe que dorme cedo. A rotina funciona, mas ela só dorme depois da meia noite. Mas para quem antes ia dormir depois das  4 horas da manhã, está ótimo!

A rotina inclui um lanchinho (uma fruta, um iogurte ou um suco, pois ela não aceita mingau e nem papa), depois disto, damos um banho bem morninho nela, para ela relaxar (esse banho é sempre a 4 mãos, pois o papai dela participa da rotina do sono também), banho tomado, pijaminha vestido, vamos para a cama, onde o papai canta alguma música para ela, tocando violão e depois, ela pede para mamar e este é o nosso momento, onde canto 3 músicas para ela enquanto ela mama e vai se acalmando. Em seguida, deito ela na cama e ela dorme como um anjinho. Essas 3 músicas eu já cantava para ela desde que ela estava na minha barriga. É incrível como essas 3 músicas a deixam calminha! Tem uma delas que era a que eu mais cantava na gravidez. E lembro que, no segundo dia de vida da Ana Luiza, depois dela passar o dia inteiro sem mim, já que eu apaguei durante 10 horas devido a hemorragia que tive, quando acordei ela estava chorando muito! Dei de mamar, mas ela continuava chorando e meu marido e minha irmã não sabiam o que fazer para acalmá-la. Então, tirei forças não sei de onde e pedi para me sentarem e colocarem ela nos meus braços, segurei ela e mesmo assim ela não parava de chorar. Então comecei a cantar esta música para ela e ela foi se acalmando e dormiu. Assim pude comprovar que realmente faz bem conversarmos e cantarmos para o bebe durante a gravidez. Essa música que a acalmou, é do Grupo Logos. Eis a letra:

Dorme em paz

Vem deixar que o véu
Desta noite. Enfim,
Traga mais,
Traga paz,
Traga amor.
É importante então, sentir
Que esta noite vai se abrir,
Pra dormir
E também sonhar.
Vem deixar que o Senhor
O conduza, até
Alcançar,
Receber,
O que só por fé,
Se consegue compreender,
Para então se entregar.
Se deixar
Confiar em Deus.
Dorme em paz,
O Senhor prometeu!
Dorme em paz,
O Senhor vai cuidar!
Sem chorar,
Sem medrar,
Sem temer.
Dorme em paz com Deus.

6 comentários:

  1. Amada, que rotina do sono deliciosa, cheia de carinho e paz, adorei! A Kamila quando nasceu era igual, dormia de dia, e a meia noite acordava e ia até de manhã... Ainda bem que isso só durou 15 dias! Depois fomos adaptando o sono dela. Agora que ela já está maiorzinha ela já não dorme muito cedo, dorme por volta de 23h, e de tarde tira uma soneca bem gostosa! Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oii!
    Q delícia de rotina, hein? Tem dias que eu fujo da rotina aqui de casa e me sinto mal :-(.. mas aí vem o outro dia e eu faço tudo pra ela ficar bem descansada e alimentada.. aí melhora..rss
    Bjs pra vcs e um ótimo fds :-)

    ResponderExcluir
  3. Que linda musica...
    Muitas mamães relatam isso, que a musica cantada na gravidez, quando é cantada para o bebe ele se acalma...
    Que rotina legal vcs deitarem e terem momentos, os três juntos...
    Isso é muito importante...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Ahhh q delicia de cançao!
    a q eu cantava pra rafinha era:
    AOS OLHOS DO PAI, e ela mexia sempre!
    agora temos varias na lista pra cantar.

    Por aqui Rafinha dormia sempre junto comigo na pança, e agora nao è diferente, chega a dormir 8 hs seguidas, q se eu nao acordasse, ela continuava, ate q me disseram ñpra nao deixar tantas horas, q corria o risco de ter uma hipoglicemia, entao agora ela dorme no maaaaximo 5 hs, no maximo, no minimo acorda de tres em rres hs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. É muito importante essa rotina do sono né?! Aqui também seguimos uma.
    E essa cançaõ em cantava para Malu ainda na barriga e canto pra ela antes de dormir, ela fica na agitação e quando começo a cantar ela pára. É uma linda canção.
    Bjs e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Estou passando para divulgar a seção "Detalhes de um chá de bebê perfeito" do meu blog. Dicas, links úteis e outras coisas para ajudar as futuras mamães a planejarem o chá de bebê dos sonhos.

    Além de outros temas: decoração, design, reforma...

    Caso tenha interesse, aguardo sua visita!

    Beijosss...

    ResponderExcluir